7/01/2007

Rota das Ermidas

CBranco#Dom#07/04/29#08:00

Dia primaveril a despontar. Para alguns de nós era o baptismo em passeios pedestres. E nada melhor que fazê-lo com quem também está a começar estas andanças em nome de uma casa tão importante como a do Benfica de Castelo Branco. Era também o primeiro passeio pedestre organizado pela recém criada secção de Caminheiros, que contava com a sabedoria destas andanças do Sr. Ramos, entre outros, para levar esta aventura a bom porto.

08 horas e já estavamos no centro da cidade, o local escolhido para os cerca de 100 aventureiros da bota e do bastão embarcarem nos autocarros que nos levariam á bonita ermida do S. Luis, nas redondezas dos Escalos de Baixo, onde iria iniciar-se este passeio.

Briefing inicial, uma reportagem para a RTP e alguns disparos da digital marcaram o inicio deste passeio - destino Termas!
Dia bonito, ensolarado e com temperatura agradável a convidar a tirar os casacos, permitia apreciar a Primavera em todo o seu esplendor, deslumbrante pelo florido dos campos, pela intensidade do perfume floral e pelo som rico do chilreio dos pássaros. Quem diria! A cidade aqui tão perto, e a natureza aqui tão intensa!
Chegados ás Termas e com muita pena nossa não foi possivel observar os recantos destas, por onde gerações de albicastrenses se banharam na procura de alivio para as suas maleitas, nestas águas ditas de milagrosas. Tudo isto por falta de uma chave. Paciência, fica para outra vez. Próximo destino - Ermida Sra de Mércules!

Ora quem muito desce, muito sobe, e se do S. Luis até ás Termas foi a descer, agora até à Sr. de Mércules tinhamos que subir e a Gargalheira não deixa os seus créditos por mãos alheias - uma boa subida, não muito acentuada mas longa, começava a fazer esticar o aglomerado de participantes. Valeu o reforço energético oferecido pela organização, estrategicamente colocado a meia encosta, que permitiu o reagrupar da malta, repor o depósito de combustivel e dar dois dedos de conversa aos conhecidos e amigos.

E o passeio continuou. Passada a Rebouça, também ela brindada com uma boa inclinação pudemos então apreciar as capelas da Sra de Mércules e Sra Santana, abertas propositadamente para os paulatinos caminheiros deste dia. Próximo destino - Restaurante Kalifa!



Vislumbrando ao longe o Monte e a capela de S. Martinho rumamos até à Carapalha, atravessando depois algumas ruas até ao centro da cidade, onde nos esperava um merecido almoço a cargo do Restaurante Kalifa. Ás 13 horas e depois de 15 km de dificuldade média, terminou este passeio com uma feijoada bem apaladada servida na agradável esplanada deste restaurante a par de uma alegre confraternização que mais não fez do que aumentar o nosso desejo de voltar a participar.

À Organização os nosso parabéns! Venham outras!

FMike :-)