11/18/2007

I Passeio Pedestre do Núcleo Desportivo dos BVCB

Castelo Branco#Dom#18/11/07#08:00

Dia frio... Muito frio! Os mais idosos na sua intemporal sabedoria dizem..."é o tempo dele!" Mas o Sol fez questão de estar presente, sem vento, como que para nos acalentar a vontade de caminhar.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
É tudo muito bonito mas os dias cálidos em Novembro andavam-nos a fazer esquecer as camisolas nos gavetões. Mau grado lá fomos ver delas para o dia de hoje, porque a temperatura assim o exigia. Juntamos-lhe umas calças, umas botas de caminhada, o providente bastão de caminhada e, claro está, a inseparável digital, para aquilo que prometia ser uma boa jornada de pedestrianismo na companhia dos Soldados da Paz.
Desenganem-se já as almas, que ao lerem o título, pensaram que fazer um primeiro passeio, é sempre um risco em termos de organização para o pedestriano que adere. Este Núcleo provou que é possivel realizar uma actividade com excelsa qualidade, assim haja vontade, saber e disponibilidade! Mas já lá vamos...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

08 horas e já lá estavamos no ponto de encontro - Quartel dos BVCB, para fazermos o nosso "check-in" que nos valeu logo ali, como brinde de boas vindas, um bonito saco de tiracolo, uma t-shirt toda catita, água, sumo, iogurte e uma maçã de 1 kilo (sem exagero!) Ainda pensei que fosse o abastecimento da manhã, mas depressa me desenganaram...era mesmo o pequeno-almoço! O abastecimento seria ainda melhor!!!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O BTTHALONBOOTS contava hoje com uma equipa de luxo! Primeiro as meninas: Alexandra, Bárbara, Céu, D. Natividade acompanhadas das colegas de trabalho Ana Lúcia, Carmo e Sílvia representavam o lado mais feminino do BTTHAL. O CLI e eu (FMike) faziamos a honra da casa em termos masculinos. Boa disposição reinante, depressa começamos a esquecer o frio. Depois de alguns reencontros e algum "chit-chat" com a malta habitual destas andanças, foi tempo então de embarcarmos nos diversos meios de transporte que nos levariam até à ponte sobre o Ocreza na EN 112 (CB-Salgueiro), perto das Tabuinhas.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

E aqui começou o Passeio Pedestre. Começamos por descer para o vale onde corre o rio, que estava literalmente coberto de branco - geada! Muita geada! Por caminhos e singles mais ou menos sinuosos, pudemos apreciar a beleza granitica deste vale, onde aqui e ali pospontam velhos moinhos, outrora plenos de actividade e hoje somente visitados pelos pescadores, caçadores, pedestrianistas e bttistas, que se aventuram nestas paragens. Que desperdicio da nossa identidade social que assim se perde!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Depois começamos então a subir aqueles montes circundantes, onde abunda o pinho silvestre, já com os azimutes virados à capela de S. Lourenço onde nos esperava um vestuto abastecimento! Ora registem lá: Pão com chouriço, bem quentinho, apetitoso e estaladiço, queijos variados, pão delicioso a acompanhar, fruta abundante, iogurtes, sumos, colas, vinho branco e tinto, geropiga e pasmem-se senhores, uma máquina de imperiais e uma máquina de café expresso! Isto sim é qualidade de vida! Eu já ali ficava!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Saimos dali então em direcção ao Palvarinho, passando a povoação, vislumbrando ao longe o Salgueiro do Campo. Aqui a paisagem começou a mudar - mais seca, com predominância da pedra xistosa e do eucalipto, que nos acompanharam até bem perto das sobrancerias que escondem a praia fluvial do Muro, um local bem aprazível, já nosso conhecido do BTT, pelas suas ingremes subidas e alucinantes descidas. Mas hoje o que dominava era a paisagem! Que bonita! Há sitios onde nunca nos cansamos de passar ou estar!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ora como tudo o que desce, sobe, tivemos então de subir toda aquele monte, até bem perto das aldeias de Mendares e Serrasqueira, onde nos esperavam os autocarros que nos levariam de volta, onde chegamos perto das 12 h com cerca de 10,5 km andados, a um bom ritmo e em amena cavaqueira, importante para descontrair o stress do dia-a-dia.
Agora começava a segunda parte do passeio - a parte lúdica. Chegados ao quartel esperava-nos, para quem queria, várias bebidas e mais pão daquele ótimo, bem acompanhado do queijinho. Depois tivemos direito a uma visita guiada às instalações, com explicações detalhadas sobre o seu funcionamento. Tudo isto como aperitivo para o almoço. Uma barraquita móvel fornecia ainda liquidos espirituosos e a famosa "Água da Vialonga", hoje em versão "Taguspam", para podermos molhar o bico.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Chegada a hora do almoço, foi abancar uma boa e reconfortante sopa, bem acompanhada por um arrozinho de pato e salada e terminado com boa fruta, tudo bem confeccionado e em quantidade!
Convivio para cá e para lá, pudemos ainda presenciar a subida na Auto-Escada dos Bombeiros de alguns afoitos pedestrianos, que lhes permitiu ter uma vista previligiada sobre a cidade. Outros puderam ainda dar uma voltinha naquelas viaturas vermelhas, que dominam o subconsciente da pequenada e crescidos. A tarde prometia ainda cantoria e dançaria com um conjunto musical a animar a malta resistente, rematado com um magusto á maneira, a fazer lembrar que o Outono está ai. Contudo paara nós chegava-se a hora de abalada - as crianças esperavam-nos!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Para terminar uma apreciação global a este I Passeio Pedestre do Núcleo Desportivo dos BVCB. Bem delineado, acusou saber e conhecimento na escolha do percurso. Sem ser demasiado longo ou exigente, permitiu que miúdos e graúdos pudessem desfrutar, a passear lado a lado, das belezas desta região. Importante para o convivio entre filhos, pais e avós.
Já o cuidado posto na segurança, merece nota de realçe. Com uma logistica irrepreensivel, tivemos desde pessoal bem equipado a fazer a rota connosco, em boa convivência, até á presença de elementos vestidos a rigor nos locais mais problemáticos, para salvar fosse quem fosse, em que circunstância fosse. Muito bem! Até o mato, nos trilhos menos pisados, foi cortado de forma a facilitar a passagem dos caminheiros e inclusive cavaram alguns degraus na terra dura, para permitir a subida nos locais mais ingremes! Isto sim é organização.
Os brindes, o almoço e sobretudo o abastecimento, estiveram soberbamente bem guarnecidos, em quantidade e qualidade, para que ninguem, em tempo algum tivesse fome ou sede. A animação subsequente, era o culminar de um dia bem passado, como que a convidar a malta a voltar, porque aqui recebem bem!
Para terminar o espirito de grupo da organização - viu-se que ali havia muito trabalho em equipa, muita vontade de fazer bem, muito entrosamento. E conseguiram! Foi um dos melhores passeios a que já fui. Continuem, pró ano estamos lá novamente!
FMike :-)
Agora algumas das fotos registadas hoje. Apreciem!

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem lê este relato, só pode ficar com água na boca e roer-se de inveja por não ter ido!
Foi realmente o meu caso...de castigo ao serviço da emergência médica!
Pelas fotografias denota-se que foi realmente um passeio com peso e medida! Onde os BVCB se esmeraram e fizeram vingar o seu prestígio!
No que toca a futuras iniciativas...vou tentar vivê-las mais de perto... in loco! É já no dia do Passeio de BTT...se a escala não nos atraiçoar!!!

Abraço
João Valente

Anónimo disse...

A descrição do passeio não podia estar melhor (tb confesso que não esperava outra coisa do reporter de serviço!!)... Uma paisagem deslumbrante, uma companhia agradável, uma organização que primou pelo rigor e boa disposição... e eis que estão reunidas as condições para passar uma optima manhã fria de domingo!! Para o ano lá estarei!! Bárbara

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта btthalonboots.blogspot.com