12/10/2007

Festival do Azeite - Parte 2 - Passeio Pedestre

Proença-a-Velha#Dom#09/12/07

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O dia anterior tinha sido um dia cheio emoções, recordações e pleno de espirito raiano. O dia de hoje prometia desporto, convivência, boas paisagens e claro está um bom almoço no Núcleo do Azeite. Mas o dia de hoje estava mais arredio. Ontem o sol tinha primado pelas temperaturas amenas a meio da tarde. Hoje o dia acordava envergonhado, húmido, cheio de nuvens e mesmo alguns chuviscos. Mas nada que abalasse o espirito caminheiro dos representantes BTTHALONBOOTS - D. Lurdes, D. Natividade, Céu, Alexandra, Carlos, Nuno e eu (FMike).

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Marcado o briefing para as 08:30 horas na zona de lazer de Proença, já bem perto da ribeira, partimos então em direcção ao centro da aldeia - o Pelourinho onde nos aguardava a primeira surpresa do dia - um pequeno almoço! Queijo, chouriço, boa morcela, farinheira, pão, sumos e águas e alguns bolos tradicionais esperavam-nos para dar alento aos km que se avizinhavam. Depois de um pequeno discurso a cargo de alguns responsáveis politicos demos então inicio à caminhada saindo pelas hortas de Proença em direcção ás proximidades de Oledo.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Passando por diversos tipos de cultura arvense - Oliveira, Eucalipto, Carvalho e Sobreiral, chegamos pelas 11 horas ao abastecimento junto à EN. Mal habituados pelo pequeno almoço inicial, agora só nos esperavam garrafas de água e uns singelos borrachões. Um ponto a melhorar pela organização - pelo menos umas frutas ou umas sandes seriam necessárias uma vez que os diabéticos não podem ingerir este tipo de alimentos doces.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Retemperadas as forças demos então inicio ao regresso a Proença, passando por diversas pastagens, onde o gado bovino pastava pachorrentamente, do lado de lá das cercas protectoras. Depois das imediações da Sra da Graça e já bem perto da aldeia tivemos então um calafrio. Um belo exemplar taurino, imponente no seu porte, deambulava livremente bem à nossa frente, sem cercas, sem arame, nada que impedisse um "circo". Bom para nós que o bicho ficou só curioso à distância e não se prestou a "touradas" porque senão ia ser o bom e bonito - estava mesmo a ver 200 caminheiros passarem a atletas de sprint a fugiram à frente do bicho.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Entramos na aldeia já perto das 13 horas, com perto de 17 km nas pernas, onde nos aguardava outra surpresa - uma encenação da apanha da azeitona, nos tempos antigos dos Maiorais.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Depois de uma breve palestra a cargo de um professor da Universidade de Évora, pudemos então observar a dureza do labor da apanha, o controle rispido do maioral, o espartano pão com conduto, as brincadeiras das mulheres e claro está os alegres cantorios típicos da safra.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Seguiu-se então o almoço, que para além de contar com a animação constante de uma dupla de concertinas, contava ainda com uma ementa bem típica e enaltecedora das qualidades auríferas deste produto natural - o azeite. Boa canja e boa sopa de hortaliça preparam o estômago. Já o grão com bacalhau bem regado, o frango frito em azeite, a boa salada, o bom vinho e o bom pão acabaram por refastelar os caminheiros. Fechou em chave de ouro com um belissimo arroz doce e umas ainda melhores papas de carolo! Que delicia meus senhores! Isto sim é qualidade de vida!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Recompostos que estavamos, a tarde prometia visitas ao Núcleo, música típica a cargo dos Quintarolas e muita mais animação. Após a visita ás diferentes barraquinhas de produtos regionais e a compra de um frasquinho de mel, regressamos então a casa plenos de um dia bem passado.
Fiquem com as fotos. Até à próxima!
FMike :-)
PS: Este foi um evento onde esteve metade do BTTHAL... a outra metade esteve no Passeio de Natal em BTT da ACCB... vá... deiam lá uma espreitadela ao btthal.blog.com... vale a pena!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim Senhor!...Dois dias em pleno!

Excelente foto-reportagem... algo a que a malta do BTTHAL & BTTHALONBOOTS já está habituada!

É com agrado que vejo o Nuno Courela a andar nessas lides do pedestrianismo!Parabéns!

A cena do touro...devia ser hilariante... mas até o bicho colaborou no passeio!

Há dias em que tudo corre pelo melhor!

Abraço a Todos!
João Valente