12/10/2007

Festival do Azeite - Parte 1 - Regresso às Origens

Proença-a-Velha#Sáb#08/12/07

Num dinamismo que começa a dar frutos nas cada vez mais despovoadas terras da Beira Interior, propunha a Junta da Freguesia desta bem portuguesa aldeia de Proença-a-Velha em conjunto com a Câmara de Idanha-a-Nova, reviver antigas tradições, conservar a memória tecnológica da produção do azeite, trazer novos gentios à aldeia, propor um fim-de-semana diferente e claro está dar um impulso ao turismo destas paragens... um verdadeiro "vá para fora...cá dentro!"

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Para alguns de nós era um simples retorno às origens... revisitar velhas ruas, relembrar velhas tradições, reencontrar velhas amizades. Para outros era uma surpresa em cada esquina passear em ruas cheias de curiosidades, assistir às tradições do Natal e observar o labor do azeite de outro tempos.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O programa publicitado prometia animação a partir das 14:30 horas. Assim para compormos o estômago antes de apreciarmos este Festival, desgustamos um bom bacalhau assado no famoso Restaurante do Galante, ali para os lados das Águas, bem perto de Penamacor. Para fazermos horas ainda demos um saltinho até à Capela de S. Pedro de Vir a Corça, bem no sopé de Monsanto, local onde repousa uma cache, que por impossibilidade de tempo ficou para uma segunda oportunidade. Mas as paisagens ficaram logo registadas pela digital!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Entramos na aldeia de Proença já bem perto da hora combinada da Arruada da Chegada do Madeiro. E lá estavam eles. Em cima de tractores e de uma folclórica dupla de carros de bois a tracção humana (eheheh!) faziam a progressão pelas ruas da aldeia em direcção à Igreja Matriz. Pelo caminho cantava-se, bebia-se, ria-se, confraternizava-se, num espirito de união e hospitalidade que já pouco se vê.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Chegados ao recinto da Igreja e enquanto se compunha o madeiro pelas mãos dos homens e das máquinas, cantavam as mulheres várias cantigas de louvor ao Menino Jesus, sempre bem acompanhadas, ora pelos bombos, ora pelo gaiteiro. Que belo espectáculo! Um verdadeiro voltar ao passado!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Pela voz do presidente da Junta e arrumado que estava o madeiro, passou-se então à inauguração do Núcleo do Azeite, com a presença dos Confrades do Azeite. E pudemos então em primeira mão assistir à importância que este produto tem para a região e que começa a vender não só como género alimenticio, mas também como bem turistico que urge promover.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

E numa palavra pode-se resumir a qualidade deste museu - Espectacular! Mas não será possível neste blog demonstrar essa qualidade - só ao vivo, indo lá é que se pode viver e respirar o ambiente da época - a dureza da apanha, a evolução da tecnologia pelos séculos, os vários artefactos numa exposição bem documentada a par de vários ambientes fielmente reproduzidos dos vários tipos de lagares - hidraulicos, mecânicos, ...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Uma verdade fica já aqui assente. Quem tenha curiosidade e venha aqui dar uma espreitadela, não perderá o tempo. Se puder alie a visita ao Núcleo a um passeio pelas típicas ruas, uma espreitadela aos vários monumentos - igrejas, pelourinhos, torre do relógio e uma subida até ao monte sobranceiro onde se localiza o S. do Calvário onde podemos abraçar uma bela vista de Proença e de toda a paisagem raiana.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

E rapidamente de se chegou a hora de abalarmos com a promessa de regresso no dia seguinte para o passeio pedestre. Mas disto falarei no próximo post. Fiquem com as fotos.
FMike :-)

Sem comentários: